top of page

PROCEDIMENTOS DE CONSERVAÇÃO E LIMPEZA


A conservação dos aspectos estéticos dos revestimentos, pisos e bancadas em mármore, granito e quartzo por longo período de tempo, poderá ser obtida, se as medidas corretas de conservação forem adotadas durante o uso. Tais medidas podem ser assim resumidas:

  1. Proteger a superfície rochosa do desgaste e riscamento por metais, vidros, areias e outros materiais duros,

  2. Evitar o contato das rochas com óleo, graxas, materiais ferruginosos oxidáveis (pregos, palhas de aço, escovas metálicas, etc), como também com pós ou fragmentos de madeira úmidos, cigarros, soluções cítricas (ex: limões) e outros produtos decomponíveis e pigmentantes,

  3. Os trabalhos de limpeza devem ser constantes, visando evitar as impregnações de sujeiras. É fundamental evitar o excesso de água.

  4. Deve-se evitar produtos de limpeza abrasivos (como sapólio) ou quimicamente agressivos (ácidos, água sanitária, amoníaco, soda cáustica, cloro, removedores, solventes, etc).


MÁRMORES


São rochas que surgem a partir de outros tipos de rochas previamente existentes (rochas-mãe) sem que essas se decomponham durante o processo, que é chamado de metamorfismo. Quando a rocha original é transportada para outro ponto da litosfera que apresenta temperatura e pressão diferentes do seu local de origem, ela altera as suas propriedades mineralógicas, transformando-se em rocha metamórfica.


Para maior durabilidade recomenda-se a utilização de impermeabilizante no tardoz (verso/costas) da pedra para se evitar a subida de umidade e outras substâncias indesejadas.


Hoje em dia com o avanço tecnológico e o surgimento de hidro-óleofugante de alto rendimento, proteção e até mesmo selo "Food Safe, não se pode deixar de aplicar esse produto na espessura (laterais), na superfície superior, mesmo para os acabamentos polido/lustrado e principalmente em acabamentos de superfícies como levigado, jateado, escovado, bruto ou outros do tipos rústicos. Essa proteção evita a penetração rápida de substâncias, mesmo em superfícies mais porosas, permitindo que se limpe a tempo ou em caso de manchamento, que se torne mais possível sua remoção.


Para o assentamento sempre utilize argamassa AC III de primeira linha para mármore e adequada para o tamanho e tipo do seu revestimento, No caso de revestimento de parede até 3 m ou de material com o tardoz telado é necessária a utilização de aditivo. Siga corretamente a orientação de acréscimo de água ou aditivo, pois assim evitará desperdícios ou problemas, limpe bem a superfície onde espalhará a argamassa, penteie com a desempenadeira, inclusive no tardoz da pedra e assente cuidadosamente, sem que tenha uma camada de argamassa superior a 1,2 cm, aguarde pelo menos 72 horas, e, para maior durabilidade, utilize rejunte polimérico na cor de sua preferência.


Após a colocação, proteja seu piso e bancada com manta aderente sem cola, observando para não deixar que a mesma fique com umidade.


Terminada a obra é hora da limpeza pesada com detergente de base alcalina, apropriado para mármore, seguindo a orientação da diluição indicada e adequada ao tipo de sujeira.


Aplique a solução de detergente e água, deixe-a agir por 15 minutos e depois esfregue cuidadosamente a superfície com escova de cerdas de nylon bem macias ou "feltros" de limpeza do tipo Scotch brite na cor adequada ao tipo de superfície. Atenção ao esfregar, para não espalhar a sujeira e nem deixá-la danificar a superfície do mármore.


Na limpeza diária utilize detergente neutro próprio para a limpeza de mármore e dê preferência a produto com o selo "Food Safe".


Em caso de aparecimento de manchas, existem técnicas e removedores especiais para se tentar solucionar o problema, Recomenda-se que se procure técnicos especializados.


A conservação dos aspectos estéticos dos revestimentos, pisos e bancadas em mármore, granito e quartzo por longo período de tempo, poderá ser obtida, se medidas corretas de conservação forem adotadas durante o uso. Tais medidas podem ser assim resumidas:


Proteger a superfície rochosa do desgaste e riscamento por metais, vidros, areias e outros materiais duros. Evitar o contato das rochas com óleo, graxas, materiais ferruginosos oxidáveis (pregos, palhas de aço, escovas metálicas, etc), como também com pós ou fragmentos de madeira úmidos, cigarros, soluções cítricas (ex: limões) e outros produtos decomponíveis e pigmentantes.


Os trabalhos de limpeza devem ser constantes, visando evitar as impregnações de sujeiras. É fundamental evitar o excesso de água, deve-se evitar produtos de limpeza abrasivos (como sapólio) ou quimicamente agressivos (ácidos, água sanitária, amoníaco, soda cáustica, cloro, removedores, solventes, etc).


LIMESTONE


São rochas sedimentares que se originam a partir do acúmulo de sedimentos, que são partículas de rochas, Uma rocha preexistente sofre com as ações dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo, desgastando-se e segmentando-se em inúmeras partículas (meteorização); em seguida, esse material (pó, argila, etc.) é transportado pela água e pelos ventos para outras áreas, onde se acumulam e, a uma certa pressão, unem-se e solidificam-se novamente (diagênese), formando novas rochas. Esse tipo de constituição rochosa, em certos casos, favorece a preservação de fósseis.


Para todos os tipos de Limestone recomenda-se a utilização de impermeabilizante no tardoz (verso/costas) da pedra para se evitar a subida de umidade e outras substâncias indesejadas.


Hoje em dia, com o avanço tecnológico e o surgimento de hidro-óleofugante de alto rendimento, proteção e até mesmo selo “ Food Safe ", não se pode deixar de aplicar esse produto na espessura (laterais), na superfície superior, mesmo para os acabamentos polido/lustrado e principalmente em acabamentos de superfícies como levigado, jateado, escovado, bruto ou outros do tipos rústicos. Essa proteção evita a penetração rápida de substâncias, mesmo em superfícies mais porosas, permitindo que se limpe a tempo ou em caso de manchamento, que se torne mais possível sua remoção.


Para o assentamento, sempre utilize argamassa AC III de primeira linha para rochas e adequada para o tamanho e tipo do seu revestimento. No caso de revestimento de parede até 3 m ou de material com o tardoz telado é necessária a utilização de aditivo. Siga corretamente a orientação de acréscimo de água ou aditivo, pois assim evitará desperdícios ou problemas. Limpe bem a superfície onde espalhará a argamassa, penteie com a desempenadeira, inclusive no tardoz da pedra e assente cuidadosamente, sem que tenha uma camada de argamassa superior a 1 cm. Aguarde pelo menos 72 horas, e, para maior durabilidade, utilize rejunte polimérico na cor de sua preferência.


Após a colocação, proteja seu piso e bancada com manta aderente sem cola, observando para não deixar que a mesma fique com umidade.


Terminada a obra é hora da limpeza pesada com detergente de base alcalina, apropriado para limestone ou mármore, seguindo a orientação da diluição indicada e adequada ao tipo de sujeira. Aplique a solução de detergente e água, deixe-a agir por 15 minutos e depois esfregue cuidadosamente a superfície com escova de cerdas de nylon bem macias ou “ feltras " de limpeza do tipo Scotch brite na cor adequada ao tipo de superfície. Atenção ao esfregar, para não espalhar a sujeira e nem deixá-la danificar a superfície do limestone.


Na limpeza diária utilize detergente neutro próprio para a limpeza de Limestone ou Mármore e dê preferência a produto com o selo “Food Safé'.


Em caso de aparecimento de manchas hoje em dia existem técnicas e removedores especiais para se tentar solucionar o problema, Recomenda-se que se procure técnicos especializados. ![endif]--![endif]--

![endif]--![endif]--

Posts Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page